Fonte: Blog do Caminhoneiro
Trata-se do primeiro e-Delivery em testes com a Ambev, que deixou de gastar, nos dois anos de testes, mais de 6.500 litros de diesel, evitando a emissão de 22 toneladas de CO² na atmosfera.
Os testes do e-Delivery são feitos em São Paulo, no transporte de bebidas das marcas Skol, Brahma, Antarctica e água AMA.
A Ambev planeja ter até 30% de sua frota composta por caminhões elétricos até 2023. Isso representa mais de 1.600 caminhões. E todos devem ser Volkswagen.
“A pandemia mundial de Covid-19 impôs muitos desafios a toda sociedade, o que promoveu ajustes de rota. E mesmo assim, mantivemos nosso compromisso com a inovação e avanços para a mobilidade sustentável, tema que continua prioritário na VW Caminhões e Ônibus”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da VW Caminhões e Ônibus.
A energia do caminhão também provem exclusivamente de fontes sustentáveis, como painéis solares e energia eólica, e quase metade do que ele usa é fornecido pelo próprio sistema de freios do caminhão, com o sistema regenerativo, que além de recarregar as baterias, funciona como um freio auxiliar.
“As pessoas estão vendo o e-Delivery de perto pela primeira vez, então ficam surpresas com o fato de ele ser diferente e não fazer barulho”, conta Anderson Campos, motorista do caminhão elétrico.
“Os resultados têm sido bastante positivos. Além dos resultados para o meio ambiente o veículo também apresenta baixo índice de manutenção e, consequentemente, alta disponibilidade, algo que sem dúvida contou pontos em tempos tão desafiadores e em que a distribuição urbana teve destaque em demanda e importância vital”, comenta Daniel Sgarbi, Diretor de Sustentabilidade e Suprimentos da Ambev.