top of page

Scania lança modelos elétricos na Europa

Fonte: Blog do Caminhoneiro



A Scania apresentou hoje na Europa dois novos caminhões elétricos, sendo um totalmente elétrico a baterias e outro hibrido, que tem um motor à combustão trabalhando em conjunto com um elétrico. A previsão da Scania é de apresentar novos caminhões elétricos todos os anos daqui para a frente. Os novos caminhões receberam a nomenclatura 25P e 25L.


“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso de eletrificação de longo prazo da Scania. Nos próximos anos, lançaremos anualmente produtos eletrificados para toda a nossa linha e, no momento, estamos reorganizando nossa produção para esse fim. É de particular importância que, em alguns anos, também apresentaremos caminhões elétricos de longa distância adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios de 45 minutos dos motoristas”, disse o presidente e CEO da Scania, Henrik Henriksson.

Os novos caminhões Scania totalmente elétricos são oferecidos com cabines P e L, rebaixada, e podem ser equipados com baterias de 165 ou 300 kWh, com um motor elétrico que fornece 310 cavalos de potência. Equipado com nove baterias, o modelo pode chegar aos 250 km de autonomia com uma única carga.

O modelo híbrido também pode ser equipado com as cabines P e L, e, como tem um motor a combustão convencional, pode viajar longas distâncias. Em modo totalmente elétrico, pode rodar até 60 km quando tiver as baterias totalmente carregadas. Se, ao invés do diesel, forem usados combustíveis renováveis, como biodiesel ou gás, o nível de emissões é consideravelmente reduzido.

“Embora os veículos eletrificados em certos aspectos representem uma nova tecnologia, tomamos todas as medidas possíveis para garantir que aplicamos os mesmos critérios de tempo de atividade inabalável que para nossos outros caminhões. Scania significa qualidade premium e nem é preciso dizer que isso também caracteriza nossos caminhões elétricos”, disse Anders Lampinen, Diretor de Novas Tecnologias Scania.

Voltados mais para operações urbanas, os caminhões estão prontos para usarem implementos como coletores de lixo, betoneiras, basculantes e baus, além da opção de uso em serviços de combate à incêndios e resgate.

A visão da Scania para o uso dos modelos, além da redução da poluição do ar, é para redução da poluição sonora, já que modelos elétricos são muito silenciosos, e também podem ser usados durante a noite, sem perturbar os moradores das cidades.

O tempo de carga do veículo equipado com nove baterias é de apenas 100 minutos, o que agiliza a logística. Ele também é equipado com sistema de recuperação de energia de frenagem.

O motor a combustão da versão híbrida pode ter potência de até 360 cavalos, com bateria de 90 kWh e motor elétrico de 115 kW.

4 visualizações0 comentário
bottom of page