top of page

Renault entrega primeiro caminhão eléctrico de 27 toneladas produzido

Fonte: Brasil o Trecho





Renault entrega primeiro caminhão elétrico e a Renault caminhões reforçou o seu compromisso ambiental com a entrega do primeiro caminhão eléctrico de 27 toneladas produzido em série no mercado espanhol – a empresa Urbaser foi a recipiente desta entrega, que, realçou François Botinelli, o CEO da Renault caminhões em Espanha, simboliza um «exercício de responsabilidade para com a sociedade». Este marco dá seguimento à tradição de inovação da marca, enfatiza a fabricante.


A Renault caminhões apostou na ambição de oferecer uma solução de transporte certo no lugar certo – esta visão de adequação do método de transporte a cada ecossistema reforça a importância da electromobilidade como trunfo das novas soluções da marca em tempos de consciencialização ambiental. É neste contexto que surge o modelo D WIDE Z.E. capaz de dar resposta às particularidades do ambiente citadino.


Urbaser recebeu o primeiro camião eléctrico da Renault Trucks em Espanha


A entrega do caminhão eléctrico à empresa Urbaser ocorreu na capital espanhola de Madrid – com 27 toneladas, três eixos e carroçaria com compactador traseiro para a recolha de resíduos sólidos urbanos, trata-se de um veículo amigo do ambiente, silencioso e adaptado para os trajectos urbanos. A entrega deste novo modelo «representa um antes e um depois em termos de mobilidade urbana», considerou também Rubén Torrado, administrador da Urbaser, empresa que, só em solo espanhol, opera uma frota de 9.000 veículos.


Nas palavras de Rubén Torrado, o caminhão possuiu um TCO (total cost of ownership) que «permitirá a sua amortização, apesar do preço mais alto que um diesel convencional, antes dos 6 anos de idade» – tal é possível graças à economia nos custos operacionais, ressalvou o administrador. As baterias de níquel-cobalto-manganês são montadas em ambos os lados das longarinas, detendo uma capacidade total de 200 kWh, capazes de fornecer a energia necessária para executar uma jornada de sete horas. As baterias incorporam um total de três ventiladores, para optimizar a sua operação.


O novo sistema de tracção trabalha com uma voltagem de 600 volts. O modelo está munido de dois motores eléctricos que oferecem uma potência de 260 kW e um torque máximo de 850 Nm. O caminhão eléctrico oferece uma carga útil de 10.650 kg.

3 visualizações0 comentário
bottom of page