Setor de transporte tem pequena melhora em maio de 2020


O setor de transporte, serviços auxiliares e correio registrou, em maio de 2020, crescimento de 4,6% em relação a abril deste ano. Na comparação com maio de 2019, porém, houve queda de 20,8% no volume de serviços de transporte prestados. Esses números constam da nova edição do boletim Economia em Foco, da CNT, divulgado nesta quinta-feira (16), que utiliza dados da PMS/IBGE (Pesquisa Mensal de Serviços, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).


De acordo com a análise da CNT, após a queda histórica de 17,8% registrada em abril, maio foi um mês melhor para o transporte. O segmento de transporte aéreo teve alta de 9,2% em maio deste ano, na comparação com o mês anterior. Mas, em relação ao mesmo mês de 2019, o aéreo teve retração acima de 75% pelo segundo mês seguido. O transporte terrestre, por sua vez, apresentou crescimento de 6,6% em maio de 2020, quando comparado a abril deste ano. Já em relação ao mesmo mês de 2019, houve redução acima de 24,0% também pelo segundo mês consecutivo.


O volume de cargas transportadas nas ferrovias, em maio de 2020, foi 4,6% maior do que o de abril de 2020, considerando toneladas úteis (TU); e 2,8% maior, considerando toneladas por quilômetro útil (TKU). Se comparado com o mesmo período de 2019, houve queda de 5,2%, considerando TU; e de 5,1%, considerando TKU. O transporte aquaviário apresentou queda de 1,7% em maio de 2020 na comparação com o mês imediatamente anterior; e aumento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior.


O presidente da CNT, Vander Costa, avalia que a expectativa é que se mantenha uma tendência de continuidade da melhora dos indicadores a partir do mês de maio, mas ressalva ainda que os sinais de nível de atividade econômica pré-crise tendem a ser mais longos. “Maio nos deu a sensação de que iniciamos um processo lento de saída da crise em alguns segmentos do transporte. Mas os números mostram ainda que estamos distantes do nosso desempenho potencial”, afirma Vander Costa.


Fonte: CNT

1 visualização
NOSSO TELEFONE

(21) 9 7460-5771 

NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sábado, das 08h30 às 19h.

NOSSOS SERVIÇOS

SERVIÇOS JURÍDICOS

ACORDOS COLETIVOS

BENEFÍCIOS

CONSULTORIA RH

ASSESSORIA CONTÁBIL

CARGA BLINDADA

ENCONTRE-NOS

Rua dos inválidos, 39 - Centro

Rio de Janeiro/RJ

 

VOLTE SEMPRE!

Desejamos muito sucesso para você, pois a suas conquistas também são nossas! Muito obrigado!

© 2020 Eu Amo Caminhão | Criado por Studio Nate e F3X