Revista Eu Amo Caminhão: Fórum Transporte Sustentável discute impacto do setor no meio ambiente



A importância do setor de transporte rodoviário de cargas é indiscutível, principalmente por ser o meio de abastecimento mais utilizado. No Brasil, segundo levantamento da pesquisadora Juliana Trece, do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, pelo menos 29% da economia do país depende direta ou indiretamente do TRC. Mas, em contrapartida, relatório apresentado na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas - COP 24, aponta que esse enorme fluxo logístico faz com que o setor corresponda a 26% das emissões de CO2 do planeta, com 21% emitidos por caminhões e 5% por ônibus.



Pensando justamente na relevância desse setor e nos impactos causados ao meio ambiente, a OTM Editora, empresa de comunicação especializada no segmento de transporte e logística, lança o Fórum Transporte Sustentável, que acontece nos próximos dias 8 e 9 de junho de forma online e gratuita. O objetivo do evento é debater os principais pilares da sustentabilidade no transporte de cargas e passageiros, utilizando cases e participações de profissionais do mercado.


Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora, afirma que a sustentabilidade é um tema recorrente e muito importante para o setor, o que motivou a empresa a organizar o primeiro fórum, que unirá os stakeholders do segmento e promoverá um momento de debate desses assuntos importantes para a sociedade como um todo. “O setor de transportes é responsável por uma parcela significativa das emissões de CO2 no planeta. Precisamos debater a sustentabilidade para fazer com que esses segmentos, tão importantes para a economia global, consigam se desenvolver de uma maneira mais sustentável, emitindo menos poluentes e consequentemente impactando da menor maneira possível a vida na terra”, acrescenta Fontana.



O fórum será dividido em painéis, que discutirão temas específicos e trarão cases de sucesso de empresas que desenvolveram programas sustentáveis. No dia 8 de junho, o primeiro painel será a “Logística Eficiente e Sustentável” e contará com a presença de Huber Mastelari, CEO da Lots Group para a América Latina; Márcio D'Agosto, coordenador do PLVB - Programa de Logística Verde Brasil; Rodrigo Duarte, gerente de Transportes e Desenvolvimento Logístico na Danone, Carlos Ferreira; coordenador de Sustentabilidade da JOMED LOG, e Daniel Drumond, gerente de Transportes da BR Distribuidora. Em seguida, o painel “Negócios Sustentáveis” terá como participantes Danilo Guedes, CEO da ABC Cargas; Suzana Soncin, CEO da I9 Experience; André de Simone, Coordenador Nacional da COMJOVEM e membro do conselho administrativo da Transita Transportes; Antonio Deoclides Zini Junior, diretor de Frota e Manutenção do Grupo Pra Frente Brasil, e Fernanda Sarreta, vice-presidente administrativa da IC Transportes.


O segundo dia abordará a “Mobilidade Inteligente e Sustentável”, com a presença de Claudio Sena Frederico, vice-presidente da ANTP; Pedro Palhares, gerente geral do Moovit no Brasil, e Dimas Barreira, presidente executivo do SINDIÔNIBUS. Por último, o Fórum debaterá o “Papel do motorista no transporte seguro, eficiente e sustentável” com Claudio Adamuccio, diretor presidente do G10 e diretor Administrativo da Transpanorama; Pedro Trucão, apresentador do Pé na Estrada, e Rubens Pessoa Junior, professor expert da FABET.

O Fórum Transporte Sustentável é organizado pela OTM Editora, tem patrocínio da Scania, G10 Transportes e Maroni Transportes, parceria com a I9exp, Instituto Brasileiro de Transporte Sustentável - IBTS, Programa de Logística Verde Brasil - PLVB, ELC Comunicação, FABET e Trucão. O apoio institucional é da ABRALOG, da ABOL, da NTU, da NTC&Logística, do SETCESP e da UITP.



SERVIÇO:

Dia: 08 e 09 de junho

Plataforma: on-line

Horário: das 9h às 12h

Inscrições: https://forlive.io/webinar/2adbc70f-a1c7-49b8-8fb4-4694a077d9e3/join

Site do evento: www.forumtransportesustentavel.com.br


Fonte: Revista Eu Amo Caminhão

0 visualização0 comentário