Actros paga sozinho pelo combustível na Europa



O Mercedes-Benz Actros foi usado para testes com pagamentos automáticos em postos de combustível da Shell, em Stuttgart, na Alemanha. O caminhão recebeu um Truck-ID instalado no painel, que é combinado com um protótipo de cartão de combustível digital habilitado pela tecnologia Shell SmartPay API.


Após abastecer o caminhão, o valor é identificado e pago automaticamente. O Truck-ID funciona como um cartão de identificação integrado, de modo que as transações são atribuídas exclusivamente ao veículo e assinadas automaticamente pelo próprio veículo.


Os caminhões não são muito diferentes dos modelos de produção normal da Mercedes-Benz, somente recebendo o Truck-ID para poder realizar os pagamentos. Para realizar o pagamento, todo o sistema conta com segurança de alto nível, inclusive com verificações de correspondência entre a localização do caminhão e do posto por GPS. Somente depois dessa confirmação é que o abastecimento é ativado.


Isso acelera o processo, já que o motorista não precisa se dirigir ao caixa do posto para realizar o pagamento. Além disso, o sistema permite que as empresas deixem de usar cartões físicos para o pagamento, reduzindo o trabalho administrativo para coordenar a operação de abastecimento dos veículos e etc.


Além disso, o cartão digital de combustível tornaria a fraude no abastecimento de combustível mais difícil. De acordo com estimativas de especialistas, o prejuízo anual causado por este tipo de fraude no combustível envolvendo caminhões pesados ​​na Europa pode chegar à casa dos milhões para a indústria de transporte.


Fonte: Blog do Caminhoneiro

0 visualização0 comentário